Postagens populares

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

A importância de ouvir as orientações do médico!

Bom ano novo Pessoal!!

Então, deixa eu contar uma coisa para vocês. Por incrível que pareça, essa fratura que fará 4 anos quarta-feira não foi a minha primeira fratura de tornozelo. Dois anos antes, caí da escada desviando de uma criança e tive a "sorte" de o osso não deslocar.
Embora pareça uma fratura mais simples que a que exige cirurgia e colocação de pinos e placas, nós temos a tendência de, por não termos sofrido a cirurgia, achar que ela precisa de menos cuidado. Ledo engano, até hoje meu tornozelo direito (o que não sofreu cirurgia), me dá mais trabalho nas mudanças de clima que o esquerdo (que ficou com placas e parafusos).

31 comentários:

  1. Flávia, boa noite Sou Lucas Moraes, de Embu das Artes SP..
    abaixo, tenho um relato da minha recuperação, sinta-se a vontade para compartilhar em seu blog para ajudar o próximo!

    No dia 02/10/16 sofri uma queda de moto, na frente da minha casa, e quebrei dois ossos do meu tornozelo direito (fratura bi-maleolar), passei por cirurgia e ganhei 9 parafusos e uma placa. No tempo de recuperação, li muito sobre isso e acompanhei diversos blogs sobre tornozelos quebrados, então vi que o maior sofrimento da galera é a ansiedade!
    Com isso, resolvi anotar diversos passos importantes da minha recuperação, para depois poder compartilhar com todos, e talvez, ajudar a galera a ter uma noção média dos prazos para cada item da sua volta ao normal.
    Lembrando que, esses prazos podem variar de pessoa pra pessoa, estes são apenas os da minha recuperação e ninguém é melhor do que seu médico para tirar as suas dúvidas!!


    Etapas de Recuperação acidente

    Acidente = 02/10
    Cirurgia = 03/10
    Alta = 04/10
    Primeira Consulta = 10/10
    Fim dos remédios (Anti Inflamatório e dor) = 16/10
    Fim das dores fortes = 19/10
    Segunda Consulta = 24/10
    Aprender andar com par de muletas = 24/10
    Liberação Bota Ortopédica = 31/10
    Retirada dos Pontos = 31/10
    Terceira Consulta = 14/11
    Liberar para pisar (Com apoio das muletas) = 14/11
    Conseguir ficar de pé com os dois pés = 14/11
    Tomar banho de pé = 14/11
    Andar apenas com uma muleta = 20/11
    Andar sem muletas (pequenos passos) = 20/11
    Voltar a dirigir = 23/11
    Começo Fisioterapia = 25/11
    Fim do inchaço instantâneo = 13/12
    Voltar a andar normalmente(Alta das Muletas) = 13/12
    Conseguir pular = 25/12
    Ultima Consulta = 30/01
    Exercícios Físicos = 31/01
    Retorno ao trabalho = 03/02
    Voltar a correr = 10/02

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas,

      Muito obrigada pelo seu depoimento. Vou usar as informações sim, pois sei que pode ajudar muita gente!
      É bom ter um exemplo que mostre o quão longo é o processo e a importância de seguir as orientações médicas.

      Excluir
    2. Olá, Flavia!
      Durante toda minha recuperação li muito o seu blog, e parabéns pela iniciativa.. não tive interação durante o processo, pq achei que seria melhor ir anotando todos os passos de evolução!
      Caso precise de mais alguma informação, pode entrar em contato comigo e eu farei questão de ajudar!!!

      Excluir
    3. Boa tarde Flávia !

      Meu nome é Sérgio de Camargo, dia 09/06/17, cai de moto e quebrei o tornozelo e trinquei a fíbula. Não foi necessário cirurgia, porém foram duas botas de gesso e após 30 dias agora estou com uma tala. Minha panturrilha incha sempre, basta sair da cama e o pé que já está escurecido, e muito estranho, mas não tem dor nenhuma, mas a panturrilha incha e se fizer alguma pressão na área, dói muito. Fico preocupado com a cor do meu pé, mas não apresenta formigamento nem dor. Dia 25/07/17 volto ao hospital para nova análise. Qquer novidade relato para vocês. Obrigado.

      Excluir
    4. Oi Sergio tudo bem também fraturei o tornozelo não fiz dirigia. estou com gesso a 40 dias vou voltar ao médico amanhã acho que ele vai tirar mais minha preocupação é a mesma que a sua quando abaixo o pé sinto uma presão muito forte o pé logo incha e fica escuro estranho mesmo será que é normal. Acho que seu caso é o mesmo será que alguém pode nos responder. Beijos e boa sorte tudo de bom

      Excluir
    5. Quantos dias foi sua recuperação? Final

      Excluir
  2. Olá amigos boa tarde. No dia 26/08 quebrei o tornozelo.No dia 29/08 passei por cirurgia e ganhei alguns parafusos.Tive alta no dia 30/08. No dia 13/09 retirei os pontos e a imobilização. O medico nao me liberou pra pisar, ele me disse pra movimentar bastante. Não sinto dores e consigo movimentar um pouco o tornozelo. É normal o pé ficar inchado e com uma cor escura, pois o pé ficou muito tempo sem mecher. Tenho consulta agora dia 04/10 espero que o médico libere pra eu começar a pisar. Eu sei que em nosso caso só esperar mesmo o tempo passar, imaginam que estou grávida, meu bebê nasce até o dia 08/10,por isso é por conta do meu peso não posso fazer o uso das muletas, pessoal não pude fazer o uso de nenhum antibiótico nem antflamatorio,analgésico só dipirona. E com ajuda de muita oração estou
    aqui, com a ferida cicatrizando direitinho sem dores graças a Deus. Eu sei que o tempo é nosso dilema mas não percam as esperanças!!! Peço a Deus que eu esteja pelomenos apoiando o pé qnd bebê nascer pra eu cuidar dele, pois como tenho dificuldades com as muletas eu levanto só pra ir ao banheiro pulando num pé só. Boa tarde e Boa recuperação a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Paty me passa seu contato...mtambeme. estou grávida e tive fratura bimaleolar so tenho retorno dia 03/10 fiz minha cirurgia dia 2810 ja tirei meus pontos e estou movimentando meu pe pra cima e pra baixo vc vai ter normal ou Cesária ? Meu parto ta previsto para o dia 20/10 to numa asiedade e com muito medo

      Excluir
    3. Oi Beatriz Boa tarde. Meu zap 24988479013.chama lá pra trocarmos idéias e dúvidas. Bjos boa recuperação.

      Excluir
    4. Beatriz Santana meu zap 24988479013.chama lá pra trocarmos ideias e dúvidas. Há o meu bebê é pro dia 08/10 e até agora ainda não estou pisando ou seja andando.Bjos Boa recuperação.

      Excluir
    5. Beatriz Santana meu zap 24988479013.chama lá pra trocarmos ideias e dúvidas. Há o meu bebê é pro dia 08/10 e até agora ainda não estou pisando ou seja andando.Bjos Boa recuperação.

      Excluir
  3. Olá, pessoal. Meu nome é Jadson, e também entrei para o clube das pessoas com o tornozelo quebrado no dia 14/07/2017 após um acidente de moto.
    Cirurgia: 20/07/2017, 4 parafusos.
    20/08/2017 troquei o gesso pelo robofoot,mas ainda utilizando as muletas. Comecei a fisioterapia uma semana depois, foi aí que aos poucos, depois de 10 sessões, consegui andar sem a necessidade das muletas.
    Hoje, 21/09/2017, 2 meses após a cirurgia, estou andando de tênis mancando . Mas o tornozelo ainda está muito travado,sem mobilidade. Então, acredito que ainda vou passar mais alguns dias nesta triste situação. Gente, a sensação de inutilidade é comum neste período, infelizmente. Procurem se distrair com Netflix, jogos online, estudo, músicas. E, também, reconhecerás as pessoas que realmente se importam com vocês nesse tempo,no meu caso são pouquíssimas.
    Boa recuperação pra vocês. #tamojunto

    ResponderExcluir
  4. Oi gente,fraturei meu tornozelo no maleolo medial dia 22 de agosto e no mesmo dia coloquei uma tala, com dez dias eu voltei e coloquei gesso por duas a três semanas, porém tive que esperar vaga em outro hospital que retirariam o gesso mas,passou duas semanas eu não aguentei e retirei o gesso em casa, até hoje nenhuma ligação do hospital, retirei o gesso com duas semanas e dois dias, hoje completando 5 dias sem, o inchaço já diminuiu bastante,o roxo tambem quase não se nota, estou esperando a ligação para poder ir tirar outro raio X ao menos,não sinto dor relevante,e consigo mover o pé para os lados, para frente e para traz, ainda não tentei andar pois a perna está bem fina pelo tem usando tala e gesso, estou fazendo exercícios de fisioterapia em casa, espero voltar a andar logo

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal fraturei o tornozelo em dois lugares dia 17/09 operei dia 27/09 e estou de repouso, ainda não tirei os pontos e tenho a sensação de inchaço é normal ? Isso prejudica para tirar os pontos? Minha primeira consulta é agora dia 18/10 .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq vc demorou tanto para fazer a cirurgia???
      O tornozelo incha tbm e terrivel.

      Excluir
    2. Eu também demorei mais não tanto quebrei dia 11-10 E fiz cirurgia 16-10

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Gente frizando que oh local dos pontos podem ser lavados com água e sabão após ah retirada dos mesmos ok!!!!Rosangela

    ResponderExcluir
  8. Olá pessoal.
    No dia 02/01/18 fraturei o tornozelo em 2 lugares pude ouvir o barulho do osso quebrando, estava gravida de 9 meses, operei no mesmo dia é no dia seguinte ganhei minha filha, tive alta com gesso, e receitado clexane 40mg ...agora depois de 1 mês estou sem tala, o pé esta livre e1 fui orientada a movimentar o pé pra cima e pra baixo e os dedos, apesar de um pouco limitado consigo realizar sem muita dor, porem venho sentindo dores n parte de trás da perna, alguém sabe se é normal, se já passaram por isso? Será que no próximo retorno já sou liberada a tentar andar?

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde!
    Fraturei meu tornozelo dia 12/03 descendo uma rampinha de grama escutei o barulho do osso quebrando e já caí gritando de dor. Me levaram para o hospital porém me pegaram vaga pois não estava na cidade onde eu moro,a infermeira me disse que eu entraria em uma fila de vaga e poderia demorar dias,meu esposo me colocou no carro e me levou para a minha cidade.
    Fomos para a Santa Casa porém não tinha ortopedista de plantão fui medicada e orientada há voltar no ambulatório no dia seguinte.
    No dia 13 fui ao ambulatório e o ortopedista só atendia 4 pessoas por dia e já tinha ido embora se foi mais um dia de Dor,no dia seguinte 6 da manhã estava no ambulatório e o ortopedista informou que era cirúrgico me encaminhou para Jundiaí fui no mesmo dia porque não aguentava mais de tanta dor chegando lá os médicos informaram que foi uma fratura bimaleolar com desvio e uma hiper luxação devido a demora,ao tirar a tala tinha uma bolha horrível o Dr estourou e colocou no lugar gritei igual uma louca, fiz outro raio x e o médico mandou eu retornar no dia seguinte.
    No dia 14 quando cheguei passei com o especialista de pé e tornozelo ele me disse que ia colocar um fixador externo quase enlouqueci, tive alta no dia seguinte no último dia 28/03 fiz a cirurgia para colocar placa e os pinos levei nove pontos de um lado e 14 do outro retornei agora no dia 10/04 tiraram pontos intercalados e sinto muita pontadas dores não sei se é normal por está recente,dia 25 vou retornar ao médico. Não vejo a hora de tudo isso acabar☹

    ResponderExcluir
  10. Fiz cirurgia dia 26.5 minha revisão foi 6.6 o médico pediu 30 dias sem pisar tirar 21.6 pontos ele liberou a fisio tirar um pino daqui 3 meses não sinto do o pé não está enchado tenho Boa rec minha dívida como devo fazer a fio

    ResponderExcluir
  11. Pretendo contrata um fio o que vcs acham desde que não posso andar minha revisão daqui 3 meses não tenho como tirar duvida

    ResponderExcluir
  12. Sinto q minha rec está boa tenho os todos remédio tomo direitinho quero orientação sobre quando usar muletas ou robô se devo

    ResponderExcluir
  13. Bom dia a todos! Eu faço parte de um grupo no WhatsApp formado por pessoas que estão passando por esse processo de recuperação de fraturas no tornozelo. Para quem tiver interessado (a) em particular, segue o link.

    https://chat.whatsapp.com/JTDYgmzk5Bd1PNJggHsjIm

    ResponderExcluir
  14. Olá a todos
    Fraturei tíbia e fíbula em 03/08/2018. No mesmo dia fiz cirurgia para fixação externa para redução de danos para posterior cirurgia definitiva, que ocorreu no dia 17/08/2018. Nesse dia coloquei placas e pinos nos dois ossos.
    Retirei os pontos em 31/08/2019 e no dia 04/09/2018 iniciei a fisioterapia, mas sem autorização de pisar. Em 13/09 o médico me autorizou a pisar com redução de carga e em 01/10 iniciei treino de marcha.
    No dia 01/10 comecei a andar com uma muleta (até então, desde 04/09) só conseguia andar com andador. Em 20/10 passei a andar sem muletas.
    Mas, até hoje (28/12/2018), parece que tenho uma tornozeleira de ferro pesada o tempo todo no meu tornozelo. Parece que nunca mais vou conseguir andar como antes.
    Alguém teve sensação parecida? Poderia me contar se isso passou e você voltou a andar novamente? Quanto tempo demorou?
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  15. Boa noite pessoal ! No dia 12/02 durante um treino de Jiu Jitsu , meu companheiro de treino de 100 kg cai sobre meu pé quebrando assim maleolo latelal , passei por cirurgia e somente nos dois dias após cirurgia senti dores muito fortes , agora do dores bem leves , não está inchado e o pontos estão bem fechados e cicatrização sem problemas ! Oq me intriga é uma leve dormência no peito do pé , não sei se normal , mas somente no peito do pé enfim ! Ocorreu com alguém !? Abraço

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde pessoal!
    Adorei os relatos e eles me ajudaram muito com as dúvidas q eu tinha em relação ao pós operatorio.
    Pois bem, no dia 03/03/19 escorreguei em no banheiro e bati o pé na parede, resultado fratura bimaleolar. Fui atendida no Hospital Risoleta Neves em Belo Horizonte onde o ortopedista me informou q iria ter q passar por uma cirurgia. No momento do diagnóstico fiquei apavorada, pois me veio uma lembrança não muito boa q havia ocorrido com meu pai em 2014 quando ele caiu fraturou o tornozelo e passou por uma cirurgia, dias após a cirurgia ele foi diagnosticado com uma bactéria muito resistente o q veio afetar muito seu sistema imunológico e ele veio a óbito. Pois bem, após receber meu diagnóstico, o ortopedista imobilizou meu tornozelo e no dia seguinte fui liberada com retorno para a cirurgia no dia 13/03/19. Minha cirurgia foi super tranquila, tive corte dos dois lados do tornozelo. No dia 14/03 ganhei alta e fiquei com o pé imobilizado com a tala por 14 dias. No dia do retorbo 21/03 retirei alguns pontos pois nao pude tirar todos pois havia escorregado uma semana apos a cirurgia e apoiei o pe e rebentou dois pontos. (Aff ). Hoje faz 41 dias de não uso robofoot pois como onde não fechou por conta dos pontos q abriram tenho uma certa dificuldade. Tenho retorno amanhã dia 24/03, e vamos ver o q o ortopedista irá me dizer. Obrigado a todos pelos relatos pois isso nos ajuda muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, e no caso colocaram uma placa e 8 parafusos, sendo um deles aquele grande de sidesmose.

      Excluir

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário.