Postagens populares

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Feliz Ano Novo! 5 anos sem quebrar nada!

Essa semana fez 5 anos da fratura que me inspirou a criar esse blog.

Fico feliz de ver o blog ajudando as pessoas a perceberem que não estão sozinhas nessa jornada. Não tenho palavras para agradecer aqueles que se dispõem a compartilhar suas histórias nos comentários aqui! Muito obrigada a todos vocês!

Para quem está passando por isso, saiba, isso passa! (Veja nos comentários, quantos já passaram por aqui!)

Demora...exige paciência e comprometimento... mas passa!

Hoje, faço de tudo! Subo em escadas, corro, pulo, nado, etc. De vez em quando, a placa que ficou dentro do tornozelo manda lembranças, mas geralmente é para avisar que o tempo vai mudar!

Obrigada novamente aos que compartilharam sua experiência e, para quem ainda está no caminho, boa recuperação!

77 comentários:

  1. Ahhh, que boa noticia!!
    Fraturei meu tornozelo dia 27 de novembro, retirei os parafusos final dr janeiro e estou na luta. Comecei a andar sem as muletas, mas ainda mancando...to quase la!!
    Esse blog foi uma das coisas que me deixaram menos ansiosa, li e reli varios relatos, dias e semanas de melhora de cada pessoa que passou por aqui! Obrigada por continuar atualizando o blog! Os amigos fraturados agradecem rs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que tenho que agradecer. Sem o compartilhamento de informações, o blog não teria o sucesso que tem! Sempre que tenho um tempinho, venho aqui e tento responder os comentários.

      Excluir
    2. As vezes fico triste pelo ocorrido, mas Deus sabe de todas as coisas,
      Os depoimentos aqui ajudam a acreditar que tudo passa. Temos que ter paciência e resiliência. Hoje completa 35 dias de cirurgia. Estou fazendo físio. Essa semana tudo indica que o treino será sem uma muleta. Sera que 16/4 devo estar melhor? Estou preocupada porque tenho uma viagem, ... Medo....

      Excluir
  2. oi
    Adoro esse blog, chorei muito qd li os depoimentos e me conta que ficaria mesmo ,muito tempo em recuperação...mas tb foi aqui que tive o real consolo que com paciência tudo vai ficar bem. Operada em 27/12 ,uma placa 4 pinos e um parafuso...atualmente na cadeira de rodas fazendo fisioterapia diariamente. Se alguém quiser me enviar dicas para a recuperação eu agradeço. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Josana estou com vc ! Não fique triste estamos passando por uma pausa para reflexão e temos que agradecer a Deus pela nossa saúde.
      Uma sugestão que está dando certo pra mim é usar as muletas e fazer exercícios em casa orientados pelo fisioterapeuta. Eu procuro não ficar parada. Tente evitar usar as cadeiras de roda. Qq dúvida pode me enviar também! Abraços

      Excluir
  3. 🤗 Todos nós que estamos passando pela recuperação nos inspiramos nas pessoas que hoje estão com suas rotinas restabelecidas. No meu caso, 5 meses de fratura, 2 placas, 11 parafusos,ainda mancando e tornozelo inchado, mas confiante e em plena recuperação 😊

    ResponderExcluir
  4. Olá eu também estou na missão da recuperação. Eu quebrei o tornozelo em uma queda de bicicleta no dia 28/01/18. Fiz cirurgia no mesmo dia do acidente. Estou fazendo fisioterapia todos os dias. Agora estou andando de muleta e devo tirar um lado da muleta essa semana. Eu estou confiante e muito ansiosa para conseguir andar, pois tenho uma viagem no dia 16/4. Nossa como eu já pesquisei sobre o assunto para tentar fazer o meu melhor além das físio. Eu faço exercício a cada duas horas e uso gelo.
    Espero poder ajudar também vcs. ☺️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiane boa tarde eu me chamo Elisângela e eu quebrei o meu tornozelo no dia oito de outubro de dois mil e dezoito coloquei praca e oitos parafusos mais graças a Deus eu já consigo andar e trabalhar mais ainda não consigo por um saltinho só uso tênis como vc já tem mais tempo doque eu será que vc poderia por gentileza me dizer se algum dia eu vou conseguir colocar um saltinho 😭

      Excluir
  5. Olá pessoal, estou enviando mensagem para compartilhar minha experiência com meu tornozelo quebrado. Esse blog me ajudou muito e tem me ajudado ainda! Bem, no dia 24/12 (isso mesmo, na véspera de Natal), eu estava atravessando a rua quando um carro veio de ré na contramão e me acertou em cheio. Tive a tibia e a fibula fraturadas. Primeiramente tive que colocar um ferro externo para que aguardar até o pé desinhchar e diminuir o edema formado no acidente. Após 10 dias então fiz a segunda cirurgia para a colocação de 2 placas e 13 parafusos. Vou deixar aqui o meu cronograma de recuperação pois creio que seja muito útil para quem tá passando pelo mesmo aperto:
    24/12 - acidente
    25/12 - colocação de um ferro externo
    02/01 - cirurgua para colocação de placas e parafusos
    03/01 - alta do hospital
    15/01 - retirada dos pontos
    18/01 - inicio da fisioterapia
    16/02 - comecei a andar sem muletas
    Ate agora foram 18 sessões de fisioterapia. Meu tornozelo ainda incha bastante e por isso ainda não tive alta da fisioterapia. Ja consigo fazer alguns exercícios com carga no tornozelo. No dia 12/03 irei ao médico novamente

    Quero agradecer muito a vcs pois os relatos foram de grande ajuda nesse momento em que não sabi o que ia acontecer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vc esta tive fratura trimaleolar e o medico nao permitiu colocar carga e fazer fisioterapia.. nao aguento mais o confinamento tou triste me acidentei no dia 1 de marco cirurgia dia 13 de marco pq foi pelo SUS

      Excluir
  6. Hoje faz 55 dias que fiz a cirurgia do tornozelo, havia quebrado a tíbia e fibola. Com 20 dias de cirurgia iniciei às fisioterapia. Após 55 dias da cirurgia já estou com 20 seções de fisio realizadas, e estou andando só com a botinha. Com 60 dias andarei sem nada. O blog foi muito importante para que eu pudesse ver que outras pessoas já haviam se recuperado e o tempo médio que vinham levando para a recuperação. Então compartilhei que o sucesso está em fazer repouso, e as fisios muito bem feitas. Fazer como o médico solicita, seguir criteriosamente as suas recomendações, e repousar com os pés elevados. O inchaço continuará por muito mais tempo após andar, mas o descanso é fundamental para a melhora! Paciência e mais paciência... Tudo passa nesta vida, então cuide bem do seu pé e rapidinho estará andando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosa, te achei no Instagram. E deixei uma direct. Abraços alexia

      Excluir
  7. Obrigada por compartilhar conosco! Minha fratura ocorreu descendo a escada da minha casa, meu pé fez quase um 180º no degrau rsrsrs. Fiquei engessada por 11 dias até a cirurgia.
    Hoje faço 15 dias de operada, fratura bimaleolar. 1 placa e 11 parafusos. No retorno do médico hoje, retirei os pontos e ele já me encaminhou para fisio.
    Intercalo a robofoot com a tala que saí do hospital, e opto por dormir com a tala conforme recomendado pelo médico.
    Não faço uso de muletas, pois nas tentativas caí algumas vezes. Faço alguns movimentos em casa para já ir destravando.
    Retorno no médico com raio x de 29 dias de operada.
    A ansiedade é o pior, lidar com a dependência e a angústia de não andar. Ele me disse que só poderia pisar com 45 dias, mas fica uma esperança de dar os primeiros passos antes.
    Não sei mais o que fazer para me distrair rs. Mas procuro no meu dia a dia, fazer coisas diferentes. Em nenhum dia fiquei acamada, desço e subo as escadas sentada e mexo bastante as pernas.
    Força e paciência para todos. Já dizia Chico Xavier, tudo passa...
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Galera eu tomei toda manhã durante um mês um copo batido com leite e 5 folhinhas de erva de Santa Maria(também conhecido como mastruz). Pode ser com água também. O começo da minha fisio com carga foi de 45 para 31 dias após a cirurgia. Coloquei 2 placas e 13 pinos. Também passava arnica onde o pé estava roxo e inchado porque desinflama, mas NUNCA em cima da cirurgia.
      Espero que todo mundo volte a andar logo!!! Um beijo queridos e muita força.

      Excluir
    2. Como vc esta tive fratura trimaleolar e o medico nao permitiu colocar carga e fazer fisioterapia.. nao aguento mais o confinamento tou triste me acidentei no dia 1 de marco cirurgia dia 13 de marco pq foi pelo SUS me ajudem... ando de muleta mas fico mais deitada pq o medico mandou deixar a perna alta sempre pra nao inchar...

      Excluir
    3. Boa noite, meninas! Nossa, eu já não aguento mais ficar em casa confinada. Sair se tornou complicado, até pq eu só voltei a pisar com carga gradual ha quase quinze dias e com o auxílio de muletas. Perdi muita massa muscular na perna direita e ainda não estou com muita firmeza para me locomover. Estou nessa luta a cinco meses. Estou fazendo fisioterapia, já fiz 14 seções. Ainda estou com o tornozelo e dedos rígido, vou ter que fazer muita fisioterapia ainda. Sinto um peso e um desconforto no tornozelo, estou com 5 placas e 23 parafusos no total.

      Excluir
    4. Deise gostaria de saber como está depois de tanto tempo. De noticias

      Excluir
    5. Olá, Carol!Boa tarde!
      Bem, já estou com 10 meses de pós operatório. Infelizmente, fiquei com algumas sequelas. Sinto muita dor, ao pisar e nosmovimentos de dorsiflexão. Minha fratura, foi fratura do pilão tibial é uma fratura articular então eu sinto muita dor nas minhas articulações, mas, o ortopedista disse que essa dor é normal no meu caso. Eu ainda estou fazendo revisão de P.O com o ortopedista do hospital onde eu operei. Estou, com atrofiamento dos músculos da panturrilha então tenho que focar no alongamento e na fisioterapia por um bom tempo ainda.

      Excluir
  8. ola...quebrei meu pé e fiz cirurgia do tornozelo no dia 6 de março (1 placa e 7 parafusos) uso muletas e apoio bem de leve o pé no chão estou fazendo fisioterapia, e o médico só vai me liberar para apoiar o pé no chão com força (carga) a a partir da semana que vem. Meu casamento é dia 26 de maio e estou desesperada, o que vcs acham??? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou na mesma situação que você, operei dia 7 de março...tenho um casamento que vou ser madrinha no dia 26 de maio tbm...estou torcendo pra ate lá estiver recuperada...bjs

      Excluir
    2. Olá como está tua recuperação já está caminhando está afastada das atividades ?

      Excluir
    3. Oh gente eu nao sei pq ja fazem 7 semanas e nada de fisioterapia o medico mandou... tenho revisao na proxima semana. Como vc esta tive fratura trimaleolar e fratura luxa coloquei um parafuso transidesmal acho q e esse o nome e mais placa e 6 parafusos e o medico nao permitiu colocar carga e fazer fisioterapia.. nao aguento mais o confinamento tou triste me acidentei no dia 1 de marco cirurgia dia 13 de marco pq foi pelo SU

      Excluir
  9. Olá, tudo bem?
    Quebrei o tornozelo faz 44 dias...essa semana tenho retorno no medico e acredito que ele irá me liberar pra começar a apoiar o pé no chão...alguem teve que retirar um parafuso que atravessa o tornozelo? Eu queria saber quanto tempo depois retira e se o procedimento é simples...obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara, tive que retirar o parafuso tamnbém. Tenho ele de lembrança até hoje. Quem sabe dizer certo o tempo de tirar é o médico, acredito que deva variar assim como varia com o tipo de fratura.
      Com relação ao procedimento para a retirada do parafuso, entrei num dia e sai no outro.
      Boa recuperação!

      Excluir
    2. Oi Flavia...verdade depende de cada caso...minha fratura foi grave, quebrei em 3 lugares e coloquei placa e parafusos...nessa quinta tenho retorno, depois de 6 semanas sem pisar...estou ansiosa pra saber as próximas etapas, não aguento mais ficar assim, não vejo a hora de voltar a andar e levar a vida normal de antes...quanto tempo após a cirurgia vc tirou o parafuso? E quanto tempo levou pra vc voltar a andar?
      Obrigada pelo seu contato ��

      Excluir
    3. Mayara acho q meu caso parece com o seu queria saber como é a retirada desse parafuso.. pq nao queria passar por outra cirurgia de novo nao...meu caso foi grave tbem estou ha 50 dias parada. Como vc esta tive fratura trimaleolar e o medico nao permitiu colocar carga e fazer fisioterapia.. nao aguento mais o confinamento tou triste me acidentei no dia 1 de marco cirurgia dia 13 de marco pq foi pelo SUS

      Excluir
    4. oi Andrea...tudo bem? Nem me fala, também não aguento mais ficar assim. Cai no dia 2 de março e a cirurgia foi dia 7 de março...a duas semanas atrás o medico liberou pra pisar 30% do peso do corpo...na sexta feira passada (04/05) fiz a cirurgia pra retirada do parafuso...foi bem tranquilo, é um procedimento simples e rápido, mas necessita de anestesia, pois é uma cirurgia...agora volto na quinta pra tirar o curativo e os pontos...e acho que dai ele vai me liberar pra fazer fisio e pisar total...pq ele disse que só poderia liberar carga total depois de retirar o parafuso...o negocio é ter paciência ne, pois a recuperação é lenta...boa sorte e boa recuperação pra vc.

      Excluir
  10. Definitivamente, este blog me ajudou e continua me ajudando na minha recuperação, seis meses e 10 dias após a cirurgia, 80 sessões de fisioterapia, retomando ao poucos a vida normal - ainda um pouco manca, mas recuperando bem ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha situação é parecida com a tua ontem fez seis meses que fiz cirurgia ainda estou me recuperando

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Oi gente, eu fiz 3 meses de cirurgia!
    Fiquei 45 dias sem pisar o pé no chão, já fiz 30 sessões de fisioterapia e em casa o gelo tem me ajudado muito... Ainda manco um pouco, mas quase 100% graças a Deus! Minha fratura foi bimaleolar e coloquei parafuso e placa! O blog é maravilhoso, sempre que posso tô ledo as postagens... usei moleta por 2 meses, tirei uma e com 15 dias tirei a outra! Em locais planos não é necessário mais o uso. Estou muito feliz e agradecida.
    Faça tudo direitinho seguindo as recomendações médicas e muitos exercícios em casa!!!

    Logo logo todo mundo tá 100%!

    Boa recuperação pra nós

    ResponderExcluir
  13. Oi , meu nome é Cida, Tenho 55 anos quebrei meu tornozelo , fiz a cirurgia dia 10.04.2018 7 pinos com placa do lado esquerdo do pé e dói parafusos lado direiro, até hoje tomo remédio porque não.aguento as dores. Gostaria de.saber se é normal doer assim mesmo após 16 dias cirurgia ? E eu tenho uma viajem dia 16 de Julho é uma expedição no Jalapao. Será que estatei recuperada?

    ResponderExcluir
  14. Boa noite, a todos! Eu me chamo Deise, tenho 38 anos e há cinco meses estou me recuperando de uma fratura do pilão tibial. Na noite do dia, 30/11/17 sofri um acidente em casa. Cai de uma escada, quando fui pôr roupas no varal. Foi uma queda de uma altura bem considerável, cai em pé, somente com a perna direita. Conclusão,foi uma queda de grande descarga que resultou em uma fratura exposta da tibia e uma fratura na fibula, meu pé ficou em um formato de L. Destrui, meu tornozelo literalmente. Senti uma dor insuportável, como nunca senti antes. Foi socorrida rapidamente, graças a Deus e no dia 01/12/17 eu fui submetida a minha primeira cirurgia, pois é, foi necessário fazer duas. Na primeira, me colocaram um fixador externo. Na segunda cirurgia,dia 11/12/17, me colocaram 5 placas e 23 parafusos. Fiquei internada por 12 dias. Foram noites em claro sem dormir, sentindo dores horríveis. Logo na primeira semana em casa, tive uma infecção na cirurgia. Minha pele não estava aceitando os metais, então tive que retomar com o antibiótico por mais alguns dias e Deus foi tão bom que a infecção acabou. Faço revisão uma vez no mês, em Março, inicie as seções de fisioterapia, o fisioterapeuta já me deixou ciente, que terei que fazer por um bom tempo. Meu tornozelo, ainda continua muito rígido e pesado, sei que não será mais como antes, devido a quantidade de metais e por ter afetado minha cartilagem e ligamentos na fratura. Hoje, cinco meses depois, agora que fui liberada para começar a pisar e por carga gradual no pé. Ando com o auxílio da muletas, perdi muita massa muscular na perna. Já consigo mexer um pouco melhor os dedos do pé, consigo fazer um pouco dos movimentos com o tornozelo, para baixo e com muita dificuldade ainda para cima. Mas, não perco minha fé, que Deus me dará a vitória e eu irei voltar a andar, logo, logo. Se Deus quiser!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenha fé Deise. Eu não estou como vc.. mas tive fratura trimaleolar e fratura luxa. Cai da escada de casa.. tem 2 meses ainda nao fui liberada pra por pe no chao nem fazer fisio.. nao aguento mais ficar da cama pro sofa com o pé pra cima pq moro em apartamento... estou cansada desse confinamwnto.. as vezes penso q vou entrar em depressao... mas oro muito a Deus pela minha recuperacao... com fé venceremos... mas tou cheia de duvidas agora mesmo gostaria de dormir de lado.. uso a bota imobilizadora.. nao aguento mais dormir pra cima... de tanto ficar com a perna esticada meu joelho ta travando tbem nao sei se é normal.. coloquei 7 parafusos e 1 placa dia 13 de marco. E estou contando os dias pra passar rapido.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  15. Me respondam uma duvida nao aguento mais dormir pra cima. Tem 2 meses de cirurgia tive fratura trimaleolar com fratura luxa... posso dormir de lado? Vcs dormem de lado.. me ajudem pq nao vejo ninguem falar isso aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea.

      Dormir realmente é um problema. Como sempre digo, o ideal é perguntar ao médico. Mas da minha experiência, já faz um bom tempo, mas salvo engano meu, com o robofoot eu conseguia dormir de lado. Acordando no meio da noite com o pé incomodando e precisando mudar de posição (principalmente no início).

      Excluir
    2. Obrigado Flavia tenho médico na proxima semana vou perguntar porque fui tentar dormir de lado essa noite e acordei com o pé doendo um pouco nos lugares da cururgia, porem como eu sempre dormi de lado.. todo esse tempo pra cima nao aguento mais e a perna incomoda tanto tempo esticada. Com fé saireimos dessa.

      Excluir
    3. Verdade, o ideal é vc se informar com o seu ortopedista. Eu na minha revisão, vou cheiade duvidas e faço, muitas perguntas. É sempre bom, tirar dúvidas de algumas questões.

      Excluir
    4. As vezes eu coloco meu de lado bastante travesseiro

      Excluir
  16. Operei dia 05/04/2018, uma placa, seis parafusos, fratura luxação.
    Tirei os 16 pontos depois de doze dias, retirei a tala e estou de Robofoot.
    As primeiras tres semanas foram de muita dor.
    E o que atravéz do Blog identifiquei como "queimação", principalmente nas bolinhas do tornozelo.
    Amanhã tenho retorno no ortopedista; se ele me liberar para uma leve fisioterapia o até uma pequena carga no pe será um super avanço. Fé em Deus!
    Um grande abraço
    O Blog é D+ Flavia!!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais duas semanas sem colocar o pe no chao. Voltarei dia 22/05 para nova avaliaçao. Confesso que fiquei super decepcionada, mas força na peruca! Abraços

      Excluir
  17. Oh gente me tirem uma duvida a casca da cirurgia demora a sair? Pq fazem 2 meses e ainda esta la as cascas meu pé a pele parece ressecada no lugar que esta inchado e eu sinto como se minha perna eativesse mais fina q a outra.. alguem mais tem isso ou ja passou por isso? So Deus pra amenizar minha ansiedade. Nada de pe no chao ainda tenho medico sexta .. espero em Deus um avanco..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Andrea! Olha, eu também usei o óleo de girassol e depois usei tambem o dersane, que auxilia muito na cicatrização também. No caso da perna parecer que está mais fina que a outra, e a perda de massa muscular. Eu também estou assim, mas com as seções de fisioterapia a tendência e recuperar oq perdeu. Tenha fé em Deus, pois tudo dará certo. Eu já fiz 5 meses em que me acidentei e ainda estou no processo de recuperação. Hoje mesmo, estou com o tornozelo super inchado. A fisioterapeuta, me disse que por ser muito recente e por eu estar pondo um pouco de carga no pé,o inchaço é normal. Melhoras, ta! Que tudo corra bem na sua revisão. Bjs

      Excluir
  18. Oi Andrea eu passava óleo de girassol e as cascas saíram logo w ajudavam a hidratar tbm para pele não ficar ressecada,faz 4 meses de cirurgia e ando com uma muleta e as vezes qdo esqueço sem nenhuma, mas o meu tornozelo ainda está pouco rígido tbm

    ResponderExcluir
  19. Obrigado Rutilene e Deise eu vou passar. Fui pra revisão a semana passada com o cirurgiao desde a cirurgia eu estava indo pra revisao com outro médico lá q náo me dava muita atençao coisas do SUS quando o medico viu meu pe com 8 semanas se assustou e eu com as palavras dele, perguntou pq eu nao tinha iniciado a fisioterapia eu disse pq o outro medico nao liberou, ele disse seu pé ta equino ( palavra desconhecida pra mim) ai deu uns empurroes pra ver se voltava pro lugar q eu gritei pensei q fosse quebrar de novo, ai disse vamos fazer um procedimento nao cirurgico vc se interna a gente coloca vc pra dormir e fazemos o procedimento ( nao explicou muito) eu falei dr. Nao podemos tentar com fisioterapia? Por favor nao quero me internar mais nao.. ele respondeu, podemos seu tornozelo ta muito rigido por mim fariamos logo esse procedimento. Eu me neguei com medo e voltei pra casa ele passou sessoes de fisioterapia urgente e mandou eu fazer exercicios em casa (por causa do outro medico eu quase ia sofrer novamente.. pq nao sei qual procedimento o dr. Ia fazer. Medicos erram viu gente.. me arrependi de nao ter ido em ortopedista particular. Enfim comecei a luta em casa, ja q ele disse q meu pe tava calcificando e nao quebrava mais comecei a puxar meu pe em casa, empurrar pra cima e pra baixo e náo é que meu pe nao tá mais equino ja esta no angulo quase reto.. porem ainda nao consigo levar ela pra cima mais do q ta reto.. estou tentando e tenho fé q conseguirei.. mas alguem com minha experiencia? O tornozelo rigido com fisioterapia volta a mecher pra cima e pra baixo? Tenho medo q o dr. Queira operar meu pé novamente nao aguento mais isso.. gente me ajude quem conseguiu se recuperar com fisioterapia eu só tenho 2 meses e ja consigo mecher um pouco pra baixo e ate ficar reto agora subir com ele ainda nao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,me chamo Luana e sei bem como é ter que ouvir do médico que precisamos passar por uma segunda cirurgia.Meu pé ficou inclinado para baixo igual de bailarina;mesmo fazendo fisioterapia 3 vezes por semana,ele não chegou ao angulo 90º. Quando fico em pé não consigo colocar a planta do pé no chão,minha musculatura encurtou bastante.Espero que após a cirurgia meu pé fique na posição normal,para que eu possa voltar a andar,dirigir,dançar e trabalhar.Boa recuperação pra vc e todos.
      #curalogotornozelo

      Excluir
  20. Boa noite,Andrea! Eu sei e te entendo, perfeitamente. Sei como temos, duvidas e ficamos ansiosas, sobre o assunto. Eu já fiz cinco meses da fratura e cirurgia, no meu caso, eu tive que fazer duas cirurgias. O meu pé, tinha ficado muito arriado para baixo, e um pouco inclinado para a minha esquerda. Era muito nítido que tinha ficado torto. Por isso com três meses da cirurgia, o ortopedista não me liberou a pisar. Ele disse, que eu iria tropeçar. Com dois meses, em fevereiro, ele me autorizou a fazer fisioterapia, mas, pelo SUS o fisioterapeuta, só vinha na minha casa de 15/15 dias. Em Março quando voltei na revisão, meu pé continuava arriada e muito rígido. Aí eu expliquei ao ortopedista, que o fisioterapeuta,era de 15/15, ele me disse que no meu caso, era o mesmo que nada então me falou para procurar um outro. Pelo SUS, eu não tive muito sucesso em conseguir é o meu tempo era muito curto, pois o ortopedista tinha me dado 30 dias até eu voltar na minha próxima revisão, e estar com um pouco mais de movimentos para ele me libetar a pisar. Enfim, parti para o particular, estou na minha 19° seção. O ortopedista, ja me liberou a pisar e pôr carga gradual. Meu pé, graças a Deus está na posição normal. Mas, meu tornozelo, ainda contínua, rígido. Eu consigo, fazer os movimentos para baixo com mais facilidade, já para cima eu tenho um pouco mais de dificuldade. Até meus dedos, que estavam muito duros, já consigo mexe - los um pouco melhor. Ainda não os mexo como antes, mas, em vista do que estava, posso dizer que movimento melhor. Ainda estou andando com auxílio de muletas,a fisioterapeuta hoje me disse que está aguardando o resultado da minha próxima revisão, para começar a me fazer a marcha sem muletas. Sem muletas, eu ainda estou mancando muito, muito mesmo. Mas, tenho fé em Deus que vou voltar a andar, como andava antes da fratura. Tudo dará certo pra nós! Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi Deise é tao bom ler sobre o q passou e sua luta.. me da animo e motivacao.. esses dias estou com tanto medo. Por favor queria tirar outra duvida com vcs.. agora aqui esfriou bastante o tenpo e a noite tenho sensacao estranha onde esta as plcas e os parafusos é uma sensacao esquisita como se fosse dor. É verdade que bo tempo frio doi a cirurgia por causa do frio? Mito ou verdade? Pq eu tou sentindo, meu pé ezfria e tenho sensacao de dor ou gelo algo ezquisito incomodo um pouco. Ah Deise vc operou 2 vezes pq seu pe ficou torto? Entao passou por dor e novo resguardo de novo? Ai tenho medo nao quero outra cirurgia nao... Deus nos ajude....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Andrea, boa noite!Eu fiz duas cirurgias, sim. Mas, foi quando eu fraturei o tornozelo. Eu caí de uma escada de madeira, pondo roupas na corda. Foi uma queda de grande carga de energia (foi oq disse os médicos), pois a altura foi bem grande. Então eu cai em pé, somente com a perna direita. No ato do contato do meu pé ao solo, minha tibia quebrou e tive uma fratura exposta, e quebrei a fibula também. Que dor, nunca havia sentido dor igual. Então,eu tive que fazer duas cirurgias. A primeira, foi logo de imediato, me colocaram um fixador externo. Fiquei com ele por 11 dias. E a segunda cirurgia, foi para fazer a reconstrução, dos meus ligamentos, vasos, essas coisas e me colocaram as 5 placas e os 23 parafusos no tornozelo. Os médicos achavam que tinha sido acidente de moto, por causa da gravidade. Por pouco, eu não perco o meu pé. Fiquei 12 dia internada, só tive alta depois da segunda cirurgia. Meu pé tinha ficado arriado, por falta da fisioterapia, pois pelo SUS, só Jusus. Depois das 10 primeiras seções ele voltou a posição normal 🙏. E sobre as dores e os desconfortos quando o tempo muda, isso é verdade sim, não é mito. No começo, eu sentia muitas fisgadas, parecia choque no local da cirurgia, quando o tempo esfriava. Mas, até hoje, quando esfria, eu sinto dor.

      Excluir
  22. Oi pessoal para troca de experiência e ajuda mutuamente enquanto estamos nessa luta criei no whatsap o grupo do tornozelo quebrado que vcs acham? Entrem por esse link
    https://chat.whatsapp.com/JTDYgmzk5Bd1PNJggHsjIm

    ResponderExcluir
  23. 20:54
    Oi pessoal para troca de experiência e ajuda mutuamente enquanto estamos nessa luta criei no whatsap o grupo do tornozelo quebrado que vcs acham? Me add no zap e pecam pra entrar no grupo 75981986317
    2
    Entrem por esse link
    https://chat.whatsapp.com/JTDYgmzk5Bd1PNJggHsjIm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola não consegui salvar seu número
      gostaria de saber se ainda existe o grupo no whatsapp ?

      Excluir
    2. https://chat.whatsapp.com/JTDYgmzk5Bd1PNJggHsjIm

      Excluir
  24. Boa tarde, a todos! A Andrea, criou um grupo no WhatsApp " Tornozelo quebrado". Para trocarmos experiências e contar um pouco da nossa história e recuperação. Quem quiser fazer parte, será muito bem vindos (as). Segue o link https://chat.whatsapp.com/JTDYgmzk5Bd1PNJggHsjIm

    ResponderExcluir
  25. Olá Deise. Peço para me adicionar no WhatsApp. Meu contacto è +258844622697, sou de Moçambique e estou passando por mesmo.

    ResponderExcluir
  26. Olá Mamayta!É só você entrar através deste link https://chat.whatsapp.com/JTDYgmzk5Bd1PNJggHsjIm

    ResponderExcluir
  27. Boa noite gente.
    Tenho lido muitos relatos por aqui e me inspirado com a força de todos vocês. Obrigada Flávia pela coragem em compartilhar sua história e permitir essa troca de experiências.
    Há duas semanas fraturei meu tornozelo esquerdo. Também estou procurando forças pra lidar com tudo isso e alcançar uma recuperação plena.
    Resolvi criar um blog também como forma de desabafo e para ajudar um pouco as pessoas, como esse blog tem me ajudado.
    Se quiserem podem visitar para trocarmos experiências. Podem compartilhar também com alguém que precise.

    1tornozelofraturado.wordpress.com

    Obrigada mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!Me chamo Luana
      Não conseguir achar seu blog.

      Excluir
    2. Oi Luana. Como o blog ainda é novo acho que não aparece nas pesquisas da google. Tenta digitar o endereço completo na barra de endereços (ou copia e cola).
      Um abraço,
      Rafaela

      Excluir
  28. Hoje está fazendo 22 diasfiz cirurgia no meu tornozelo quebrei e coloquei uma placa e seis parafusos eu cito muita dor e tirei meu ponto mas ainda estou cm gesso minha conulta cm médico fez cirurgia vai dia 12 de julho e hoje aconteceu coisa comigo fiquei medo está de muleta e pisei no lugar e foi pisa cm pé operando senti dor meu deus mas está passando

    ResponderExcluir
  29. Estou 23 dias de operada já tirei pontos ainda continua gesso tenho medicm dia 12 de julho ainda cito dores e normal

    ResponderExcluir
  30. Hoje meu tornozelo onde fez cirurgia está inchado meu pé e hoje faz 24dias operanda ainda cito muita dói queria saber sim assim mesmo

    ResponderExcluir
  31. Olá boa noite! Venha, fazer parte do grupo TORNOZELO QUEBRADO, no WhatsApp. É um grupo super legal, com participantes ainda em recuperação. Conversamos, tiramos nossas dúvidas, receios e damos força, um ao outro. Entre pelo link: https://chat.whatsapp.com/JTDYgmzk5Bd1PNJggHsjIm

    ResponderExcluir
  32. Olá, pessoal. Meu nome é Cristiane, tive uma fratura bimaleolar com lesão ligamentar.Fraturei em um queda besta descendo a calçada. Fiquei uma semana em repouso absoluto com o robofoot e no dia 26/06/2018 foi realizado minha osteossintese,cirurgia com 6 pinos e uma placa na tíbia, porção distal e mais 5 pinos e placa em fibula tb em porção distal. Além disso, tive um afundamento de talus, que também foi corrigido na cirurgia. Tive a oportunidade de contar um com excelente cirurgião que adota protocolos mais condizentes com a reabilitação precoce. Não usei gesso em nenhum momento e o robofoot apenas na primeira semana pós operatório, depois tirei e comecei a fisioterapia ativa, sem descarga de peso.Hoje me encontro no 27 dias P.O , sem dores, sem hematomas, edemas apenas quando fico muito tempo com o pé para baixo. Já estou sem pontos, fazendo fisio resistida com elásticos sem descarga de peso. Meus movimentos e alongamentos já estão normais e a hipersensibilidade, choques, queimação já estão quase sumindo.
    Usei muito gelo e uma dica bem legal para dormir. Meia de compressão.
    Para ironia do destino, sou fisioterapeuta e eu mesma me reabilito .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ...operei dia 18/07 e ainda o medico não me encaminhou para a fisioterapia,estou fazendo em casa mesmo compressa de gelo e exercícios com uma faixa,tem alguma dica? O médico disse q meu pé está atrofiado

      Excluir
    2. É sempre bom ouvir o médico! Salvo engano meu, cinco anos é muito tempo, levou cerca de 2 a 3 meses para o médico liberar a fisioterapia para mim.

      Boa recuperação.

      Excluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Gostaria de saber como faço pra colocar meu depoimento...

    Cássia

    ResponderExcluir
  35. Olá pessoal eu quebrei a fibola na parte da junta do tornozelo dia 20 de outubro de 2018 so consegui imobilizar com tala dois dias depois pois era final de semana não tinha hortopedista .foi uma experiência orivel foi imobilizado com tala 21 dias retorno no médico raio x .mais 30 dias de gesso acabou os trinta dias voltei no médico .raio x de novo .o médico disse que a calsificacfa da indo bem tirou o gesso tenho que fazer 20 seção de fisioterapia pra ver se o médico altoriza a colocar o pe no chao.so que ta inchando muito dói e se o pe nao ficar elevado ele vai rodeando .tou preocupada pois eu nao sinto alívio de melhora depois que tirou o gesso será que e normal

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde! Quebrei meu tornozelo em 29-11-2018, 06-12-2018 fiz cirurgia e coloquei um parafuso. Desde o dia 13-12-2018 estou usando a robofoot e o medico me falou que poderia tirar a bota de vez em quando. Porem no dia em que fui tirar os pontos 20-12-2018 o medico que atendeu disse que só posso retirar a bota no momento do banho. Minha duvida é posso ou não tirar a bota por alguns momentos do dia para dar uma folga para o pé.
    abraço a todos.
    Meu nome é Richard. Sou de Santa Catarina

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário.