Um comentário em uma das minhas postagens antigas me inspirou a fazer essa postagem aqui. Muitos perguntam nos comentários sobre placas e parafusos. Se precisa tirar ou não e a minha resposta é sempre a mesma: "depende do tipo da sua fratura e do seu médico".
Fiquei com os meus, inclusive o que foi retirado. Tenho guardado de lembrança até hoje.
Não é o usual, mas li dois relatos interessantes aqui sobre placas e parafusos.
Uma pessoa precisou tirar porque infeccionou após cerca de 2 anos. Outro, esse que me inspirou a fazer a publicação (veio para mim como Unknown, então vou chamá-lo assim). Descobriu que o parafuso estava saindo do osso 13 anos após a cirurgia (sim, não é erro de digitação, é treze mesmo).
Como já está difícil de achar os comentários, reproduzo aqui o comentário recebido:
"Unknown8 de novembro de 2018 16:40
- Olá Flávia.
No dia 16/02/2005, ou seja, há mais de treze anos, sofri um acidente motociclístico que resultou em uma fratura exposta de tornozelo (bi-maleolar). Passei por cirurgia de osteosíntese, onde foram aplicados 9 parafusos e uma placa (3 parafusos no maléolo interno e 6 parafusos e uma placa no maléolo externo e fíbula).
Minha recuperação foi muito semelhante a sua, graças à Deus tudo bem.
Os parafusos e a placa nunca chegaram a causar nenhum incomodo, vida normal.
Contudo, no início de outubro último, 2018, ao tocar meu tornozelo, percebi que um dos parafusos estava mais saliente e se movimentava conforme eu mexia. Conclusão, consultei o mesmo ortopedista que me operou, que, através de novo Raio X, confirmou que o "bendito" parafuso se soltou (após 13 anos, vê se pode?)
Amanhã, dia 09/11/18, passarei por nova cirurgia, a qual, por indicação do médico, vai retirar não só o parafuso que se soltou, como também os demais (5) e a placa de titânio.
Segundo ele, sairei andando do hospital no dia seguinte (10/11), apenas com cuidados na cicatrização do corte.
Espero que tudo corra bem, e, assim que possível, volto para relatar como tudo ocorreu. Um abraço"
Oi Flávia.
ResponderExcluirFraturei meu tornozelo no dia 11/10. Fratura bimaleolar, resultando em 8 parafusos e 1 placa. Já estou na fisioterapia, mas ainda sem pisar. Aguardo ansiosamente a próxima consulta e rezando para que seja liberada de voltar a pisar.
Mas estou comentando aqui, para agradecer por vc compartilhar sua experiência e tantas outras pessoas que fizeram o mesmo.
Eu fiquei muito triste por ter acontecido isso comigo, me afastar do trabalho, das minhas atividades diárias, parecia um pesadelo. Na verdade ainda é muito angustiante, mas ver tantos relatos, de como foi todo o seu processo de recuperação me acalma.. pois estou vendo que também estou alcançando essas fases. Cada vez mais fico mais próxima da recuperação total.
Obrigada novamente pelo blog.
Beijos
Pode me contar como foi depois
ExcluirA recuperação é sempre demorada, mas hoje 6 anos depois da minha fratura, vivo vida normal!
ExcluirOla meu nome é Roseli e venho agradecer por estes tipos de ajuda como é esse blog que é muito importante para quem esta passando por este tipo de problemas,
ResponderExcluirfraturei o maléolo da minha perna direita em outubro de 2016 , fiquei com tala imobilizada por 90dias sem por os pes no chão,,um tempo de muuuuita paciencia ,porque é somente o que temos que ter.Mas, em dezembro comecei com fisioterapia e como eu sempre pratiquei esporte a recuperação foi positiva, também durante o tratamento com fisioterapia fiz algumas sessões de massoterapia e exercicios aquaticos(natação) que foi um ponto a mais para tratamento,em fevereiro estava completamente curada também logo em seguida entrei no pilates para ajudar no fortalecimento, não adianta se iludir o esporte deve continuar para toda uma vida,muito raro eu ter aqueles desconfortos em tempos de chuvas rsrs...Sem falar que uma vida espiritual é essencial a base de tudo.
então espero ter contribuido e força ai para quem esta passando por este momento,que Deus de a cura p vcs e vcs vencerão essa fase.
abraço Roseli
Oi, pessoal! Tenho 24 anos e Tive uma fratura bimaleolar no dia 15/10, cirurgia no dia 16/10 e alta dia 17/10. Com 15 dias de cirurgia retirei os pontos, a cicatrização foi ótima! Os primeiros 15 dias são bem complicados porque ficamos muito dependentes de outras pessoas e o fato de não poder nem colocar o pé no chão é bastante estressante. Com um mês de cirurgia, dia 14/11 fiz uma consulta com o ortopedista e ele me liberou para pisar, mas não com a carga total (com duas muletas), pois a tíbia ainda não estava 100% cicatrizada, faltava muito pouco. Foi complicado porque tinha muito medo de pisar e colocar qualquer peso no pé fraturado, mas com o passar dos dias fui conseguindo superar o medo! Com 45 dias de cirurgia já consegui andar com apenas uma muleta, e hoje, com 56 dias de cirurgia, quase dois meses, já ando sem muletas, porém ainda estou mancando! Próxima semana irei realizar a consulta de dois meses e espero ser encaminhada para a Fisio! Pra quem está passando por isso, é preciso muita paciência para a recuperação, pois é um tanto lenta e pra quem tem uma vida totalmente ativa é estressante. Mas calma! Fazendo tudo que foi recomendado pelo médico, tudo dará certo! Estou feliz pois já estou andando, mesmo que ainda não esteja 100% já sinto uma grande evolução! É como reaprender a andar novamente.
ResponderExcluirQue bom que está dando tudo certo, Caroline. Você está certa, o segredo é manter a paciência e ouvir os conselhos do médico e do fisioterapeura.
ExcluirBoa recuperação para você!
Ooi Prazer sou Ana Caroline tenho 16 anos sofri um acidente automobilístico e fraturei o tornozelo esquerdo (fibula) dia 31/06 fiz a cirurgia dia 10/07 , coloquei dois parafusos e a tala com gesso. Estou muito ansiosa para tirar o gesso dia 26/07 e ver oque o médico vai fala pois é minha primeira cirurgia. Também muito ansiosa para começa logo a fisioterapia.
ExcluirOi! Tenho 23 anos e tive a mesma fratura, bimaleolar. Fiz a cirurgia dia 04/01 e aguardo o dia 15/02 (6 semanas) pro retorno ao médico. Os relatos dizendo que demoram pra pisar me deixam muito triste, eu só quero me livrar das muletas o mais rápido possível!
ExcluirSeu relato me deu um pouco de esperança, espero que tudo tenha dado certo e você se recuperado logo :)
Oi quebrei o tornozelo nodia 09/11 ouvi o barulho do osso uma dor sem fim operei dia 15/11 tive fratura bimaleolar coloquei uma placa e um pino
ResponderExcluirEstou com 28 dias de cirurgia ...ja chorei muito...ando de muletas pra ir ao banheiro nao saio de casa pois meu pe esta muito inchado od pontos ok
Sera que na condulta de 33 dias vou ser liberada pra pisar mesmo com pouca carga...e normal sentir umas pontadas.
Olá b noiite me chamo jirlene quebrei meu tornozelo em dois lugares e estou ainda em recuperação vou começar a fisioterapia ainda mas tou cm um pouco de receio pois notei q a perna está mas magra que a outra é normal alguém já passou por isso? Por favor me respondam
ResponderExcluirOlá! Sim, é normal. Pq como vc fica sem usar a perna por muito tempo, ela perde massa magra.. quando vc voltar a andar, ela irá voltar ao normal
ExcluirBom tarde o meu tornozelo fraturou em 28.12.2018, também estou me recuperando da curgia, gostaria de saber até quantos dias vcs fizeram curativo?
ResponderExcluirBoa noite.so passo álcool 70 e coloco gelo. Fiz muita compressa de arnica também. Irei tirar os pontos com 14 duas. Fui ao médico, os pontos estão bons. É vc como está? Já faz fisioterapia?
ExcluirBoa noite, estou agora c mais de 30 dias, fui liberada p fisioterapia, mas a cirurgia ainda não cicatrizou
ExcluirBoa noite.fraturei o tornozelo esquerdo em dois lugares.dia 10.01.2019.operei dia 16.01.2019.coloquei 6 parafusos e uma placa de um lado e outro 2 parafusos.com 8 dias de operada,voltei ao médico para revisão. Tirou RX.olhou os pintos. Falou que está tudo muito bom🙏 marcou de eu tirar os pintos dia 29.01. Com 14 dias. É mandou eu começar a fazer a fisioterapia agora. 10 sessões. Só pediu pra eu não pisar e não colocar peso no pé. É normal,8 dias já ir fazer fisioterapia? Meu pé não está inchado. Só dos lados que está um pouco.méxe o pé, os dedos,o tornozelo muito bem.
ResponderExcluirOlá, obrigada desde já pela criação do blog!!! Bom sofri um acidente de moto tive fratura exposta do pilão tibial ele quebrou em vários pedacinhos. Usei fixador externo e depois fiz uma cirurgia para colocar placa e pino.o acidente foi dia 22/12 tirei o fixador no dia 10/01 onde coloquei a placa. Vai para 3 semanas.ainda sinto muita dor muita fisgada e uma sensação horrível interna o tornozelo inchado fora isso tudo ok. Meu tornozelo tá super travado não faz movimento já vou para fisioterapia por conta disso. Os médicos sempre dizem que foi bem grave e que vou demorar pra me recuperar.o que me deixa triste. Alguém passou por algo do tipo?
ResponderExcluirOlá. Passei por episódio semelhante. Dia 25 de fevereiro cai da calçada e quebrei o tornozelo em muitos lugares. Foram colocados 11 parafusos e uma placa ao todo. O médico me orientou a tentar fazer dorsiflexão desde minha saída. Sibto poucos desconfortos na região da cirurgia, todavia a parte superior do meu pé e os dedos estão muito sensíveis com a sensação de queimação, alguém já passou por isso?
Excluirboa noite!fraturei meu tornozelo e 2 lugares no dia 29/12/18 operei no dia 02/01/19 tive alta dia 3/01,coloquei 3 parafusos e 1 placa,minha recuperação esta sendo otima graças a deus a unica dor que senti foi na queda,tenho rerorno ao medico dia 12 pra saber se ja posso tirar a tala e começo a fisioterapia dia 14,a unica coisa que esta me deixando aprensiva é pq ainda nao consegui tirar os pontos o medico nao me deu nenhum laudo e no posto de saude se recusam a tirar,estou querendo esperar minha consulta no dia 12 pra tirar mais tenho medo de dar algum problema ficar com esses pontos por tantos dias
ResponderExcluirBoa tarde, no dia 2/2/2019, em um almoço aqui em casa escorreguei no piso molhado e quebrei o tornozelo, fiz a cirurgia coloquei uma placa a cada lado do tornozelo e uns 7 pinos. A partir daí só escutei de todos que vou ficar mancando pra sempre, wue nunca mais terei minga vida normal, que vou ficar pelo INSS e isso vai me arruinar economicamente....e tudo de ruim que vai acontecer. Meu marido me trata como se fosse culpa minha, reclama o tempo todo de fazer tudo o que eu fazia. Ainda muito recente para eu contar sobre a minha recuperação, mais gostei muito de poder externar minha dor. Agradeço muito.
ResponderExcluirUnknown, não dê ouvidos a essas pessoas negativas. Leia os depoimentos do blog e veja que não é bem assim. As pessoas voltam à vida normal, sim, e andam normalmente. Siga a orientação do seu médico, faça fisioterapia no tempo certo e boa recuperação.
ResponderExcluirBoa noite muito obrigada pelos depoimentos, quebrei o meu pé direito dia 12 de Dezembro fiquei internada usando tala, fui operada dia 24 e tive alta dia 26 fui colocada 8 parafusos, segui a orientação médica so voltei a por o pé no chão com ajuda das moletas depois de 6 semanas, e comecei com a fisioterapia. Fui autorizada a deixar as moletas e estou mancando pos o meu tornozelo ainda prende muito. Alguem aqui passou por isso sera que o tornozelo ira parar de prender?
ResponderExcluirBom dia pessoal, tive uma fratura trimaleolar em 18 de outubro de 2018, coloquei alguns parafusos e uma placa, ja fiz 50 sessões fe fisio e ainda nao tenho 100% de mobilidade, sinto muita dor, alguém esta nessa situação?
ResponderExcluirO meu já faz 11 meses e dói só quando faço extravagância jogo bola e tal .
ExcluirOlá ! Quebrei meu tornozelo no dia 07/04/2018 fiz a cirurgia tudo ok o médico com 7 meses de cirurgia disse que eu estava apto pra jogar bola mas quando jogo doi d fico mancando por alguns dias é Normal?
ResponderExcluirOlá Pessoal,
ResponderExcluirJa fazem 18 meses após minha cirurgia, tenho 6 parafusos com uma placa na fibula e 2 para fixar o maléolo, fiz muitas sessoes de fisioterapia e após a liberação do medico voltei a praticar esportes, no começo você sente muitas dores e precisa ir bem devegar, cada dia um passo mais longe, ainda sinto dores ao forçar de mais o pé, vendo os comentario acredito que todos passam por isso, estou a procura de exericios de fortalecimento para diminiuir os desconfortos mas até agora nada! meu pé funciona super bem graças a Deus e ao médico, façam tudo direitinho que fica tudo bem!!! uma boa recuperação a todos!! abraços
Ola
ExcluirEu fraturei meu tornozelo e fiz a cirurgia bimaleolar
Ja faz 4 meses e ainda estou mancando e com dores
Com quantos meses vc voltou a andar normal?
Olá,
ResponderExcluirtive uma fratura no tornozelo direito no dia 01/02/2019, fraturei a fíbula na região distal, próximo ao tornozelo (parecia um sonho, sensação muito ruim), no dia 02/02/2019 fiz a cirurgia, desde então senti poucas dores, fiquei uns 3 dias com a tala de gesso depois comecei a usar bota ortopédica(se mostrou uma ótima opção, com liberação médica).
As primeiras semanas foram o período mais difícil, aprender andar de muletas, ficar com a perna totalmente imobilizada.
Após 20 dias fui liberado para fazer fisioterapia, foi ai que as coisas começaram a melhorar, pois jã conseguia mexer bem o pé. No inicio estava meio inchado o pé, após de uns dias de fisioterapia, desinchou bastante,
e a mobilidade foi melhorando rapidamente.
Com 40 dias fui liberado para andar, logo consegui sair andando sem muletas e também sem dores,hoje após 45, consigo andar bem, tanto com bota ortopédica como sem bota, porém percebi um inchaço ao usar meia um pouco mais apertada, ainda não estou totalmente recuperado, apesar de conseguir andar bem sem mancar.
Uma boa recuperação a todos,
Abraços.
Vou operar amanha, to com a bota, e não consigo ficar sem por o pé no chão, tomara q minha recuperação seja igual a sua
ExcluirBoa tarde. Quebrei meu tornozelo em três partes no dia 24/02/2019. Fiz a cirurgia dia 27/02. Fiquei com uma tala com gesso na parte de baixo do pé ate 13/03. Ontem quase caí e acabei pisando com o pé que está em recuperação. Senti uma forte dor instantânea. Meu pé está um pouco mais inchado e com formigamento. Esta um pouco diferente mas não esta doendo tanto. Será que complicou alguma coisa?
ResponderExcluirO que aconteceu com vc? Teve alguma complicação?
ExcluirTive fratura na fibula operei coloquei placa e 7 parafusos fazem 2 meses tudo ia indo bem mas ontem apareceram do nada veias grossas no meu tornozelo e canela só quando fico em pé meu médico falou não ser normal e me proibiu de pisar estou desanimado alguém já passou por algo semelhante?
ResponderExcluirSó para completar essas veias falou que não era normal que eram falha no retorno venoso da perna operada e não deu nenhuma solução do que ia fazer estou muito preocupado de não poder andar mais
ResponderExcluirFraturei meu tornozelo fíbula coloquei uma placa e 7 parafusos fazem 2 meses a recuperação ia super bem até ontem aparecerem veias grossas no meu tornozelo e canela só quando fico de pe o médico falou não ser normal era o retorno venoso não estava bom da perna operada e nao me deixou de novo pisar no chao sem dar explicação do que iria fazer fiquei desanimado com alguém aconteceu essas veias aparecerem ou foi só comigo detalhe só aparecem quando fico de pé se sentar ou deitar somem me ajudem
ResponderExcluirAté onde me lembro, esse é o primeiro relato que vejo desse tipo de coisa aqui. *Não sou médica*, mas vou dar meu palpite. Provavelmente, o médico vai dar um tempo para ver se o corpo absorve o que quer que esteja impedindo o retorno. Peça mais explicações a ele e, se entender o que está acontecendo, conte aqui para nós.
ExcluirFicarmos no aguardo e na torcida por uma boa recuperação para você.
Com relação ao meu relato das veias dilatadas que apareceram na minha canela e tornozelo quando fico em pe operei tem já 2 meses e meio quando boto o pé pra baixo pra sentar ou andar com as moletas o calcanhar e pé incham muito ainda será normal depois desse tempo todo da cirurgia? Alguem puder comentar agradeço
ResponderExcluirRetificando incham o tornozelo e o pe quiz dizer
ResponderExcluirUma outra coisa não sei se acontece com vcs.
ResponderExcluirNão durmo direito a noite e sempre que consigo cochilar sonho que estou caindo
Boa tarde! Numa partida de futebol sofri uma fratura na fibula e rompimento de ligamento do tornozelo (um rapaz caiu em cima da minha perna). Isso aconteceu no dia 21/04/2019 e fiz a cirurgia dia 24/04/2019... resultado: 9 parafusos (um deles transindesmal que vai ser retirado dia 08/06), uma placa, um pino e uma aste. Retirei os pontos no dia 11/05 e ainda estou com a bota ortopédica. Ainda não posso pisar o pé no chão, isso será autorizado após a retirada do parafuso. Iniciei a fisioterapia no dia 27/05 e já tive uma ótima evolução nos movimentos. O pé já fica na posição correta de andar. Neste período tive bastante repouso e procurei me alimentar melhor assim como seguir todas as orientações do médico. Acredito que em breve estarei andando normalmente.
ResponderExcluirOi por favor me ajudem !!!
ResponderExcluirCai e quebrei meu tornozelo dia 12/05
Foi fratura bimaleolar fiz cirugia dia 22/05 dia 23/05 tive alta 3 dias de muita dor .
Fui retirar meus pontos dia 04/06 o médico disse pra ficar com a bota dia é noite tirar só no banho .
Meus pontos ainda dói, meu está bem escuro até desenchou .
Mais um mês sem poder por o pé no chão.
Minha dúvida é os pontos de vcs soltam uma aguinha ?
Estou colocando gaze e faixa pra poder por a bota .
Quando vou tomar banho está tudo colocado é normal ?
Outra dúvida parece que vai trocando de pele.
O médico passou 10 sessões de fisioterapia ainda não comecei .
Olá a todos que estão sofrendo com tornozelo quebrado. Sou mais um nessa situação. Dia 06 de junho estava pilotando minha moto em São Paulo e fui fechado por um carro, caí na hora pro lado esquerdo e a moto atingiu meu tornozelo esquerdo que quebrou. Fui socorrido pela ambulância do SAMU, que imobilizou o pé e o pescoço. Quando cheguei no hospital, imediatamente examinaram meu pé e parecia que iria cair pro lado de tão instável, então o médico me internou e operou no dia seguinte, 7 de junho, colocou uma placa e 8 pinos para segurar o maleolo lateral. As duas primeiras semanas foram terríveis, não conseguia ficar 5min de pé com o apoio de muletas para ir no banheiro que o pé já inchava. Ficava o dia todo deitado com o pé em cima de três travesseiros para ficar sem dor e sem inchar. Precisei de apoio para tudo nas duas primeiras semanas, também foi necessário alugar muletas e cadeira para o banho. A dor e o inchaço só melhoraram agora na terceira semana, sendo que voltei no médico e ele tirou os pontos e recomendou usar a bota robofoot por um mês, podendo pisar com apoio de muletas sem por o peso no pé operado. Estou aos poucos voltando a minha rotina, estou na terceira semana, hj faz 21 dias que fiz a cirurgia, e durante o dia todo uso a bota robofoot que imobiliza o pé e já estou dirigindo carro, tomei banho encostando o pé no chão e estou andando com a bota robofoot com apoio das muletas. Enfim, logo espero fazer a fisioterapia e pisar normal novamente. Força a todos que estão nessa situação.
ResponderExcluirPara ajuda temos um grupo do whatsap copie e cole o link no seu navegador para entrar
ResponderExcluirhttps://chat.whatsapp.com/GHrQPK4e0YF75X6hy6C9HR
Oi por favor me ajudem
ResponderExcluirCai e quebrei meu tornozelo
Foi fratura bimaleolar
Fiz a cirurgia no dia 24/06/19
Nao usei gesso, nem bota
Fiquei dois meses sem poder pisar
Uma dor q não desejo pra ninguém
Estou fazendo fisioterapia
Mas ainda ando com dificuldade
E sinto dores
Ja se passaram quase 4 meses e ainda estou assim
Sera q é normal?
Estou preocypada porque ainda manco muito
Tenha paciência, a recuperação é demorada mesmo. O blog tem um post sobre isso. Segue aqui link: https://tornozeloquebrado2013.blogspot.com/2016/04/dicas-para-uma-boa-recuperacao-1.html
ExcluirVeja também os outros posts de 2016 com dicas de recuperação.
Boa recuperação!
Ola! Boa tarde a todos! Estou com uma duvida. Fiz cirurgia no tornozelo e coloquei 1 placa e 7 parafusos. Sai do hospital com uma calha de gesso na parte debaixo e tala por toda a perna. Não me foi nada nenhuma recomendação de troca de curativos. Como se eu não precisasse fazer. Tem sentido isso? Agradeço.
ResponderExcluirGabriela P
Bom vim aqui contar sobre minha fratura pois foi aqui que achei muitas respostas sobre minhas infinitas dúvidas.
ResponderExcluirDia 14/01/20 fraturei o tornozelo dos dois lados, coloquei 11 parafusos e uma placa operei dia 16/01/2020
Alta dia 17/01/2020 coloquei tala.
Retorno dia 25/01/2020 retirou a Tala e passou pomada antibióticos e pediu pra não pisar retorno 31/01 retirada dos pontos
03/2 liberada fisioterapia
Retorno dia 27/02 porém na fisioterapia só me davam choque é o médico há tinha liberado andar retornei ao médico dia 14/02 mudei fisio dia 17/02 comecei a pisar com 2 muletas dia 24/02 andei sem muletas mancando dia 07/03 ando na rua com uma muleta por medo pirem em casa sem muletas ainda mancando o pé ainda incha muito é sinto travado digo na fisioterapia tem dias q doe muito tem dias q não. Espero ajudar
Que bom que o blog ajudou! Quando o fiz, a ideia inicial era, além de passar o tempo, ter um ponto de referência de trocas de experiências e tira dúvidas sem blá-blá-blá médico. Por mais terrível que seja, a realidade é essa... a sua fratura ainda está recente, demora pelo menos seis meses para o pé parar de inchar.
ExcluirBom dia, fiz cirurgia no maleolo lateral e coloquei placas e parafusos dia 24/03 ontem 01/05 comecei a pisar msm sem a recomendação do médico, pq não tenho previsão de retorno pq estão evitando consulta já q estamos em quarentena, enfim... voltei a pisar e andar mancando sem dor, será q é melhor esperar mais tempo? Tenho 21 anos
ResponderExcluirOoi Prazer sou Ana Caroline tenho 16 anos sofri um acidente automobilístico e fraturei o tornozelo esquerdo (fibula) dia 31/06 fiz a cirurgia dia 10/07 , coloquei dois parafusos e a tala com gesso. Estou muito ansiosa para tirar o gesso dia 26/07 e ver oque o médico vai fala pois é minha primeira cirurgia. Também muito ansiosa para começa logo a fisioterapia. Alguém que já passou por isso
ResponderExcluir